sexta-feira, 18 de junho de 2021

Cantor e sanfoneiro arapiraquense Afrísio Acácio, morre em Maceió

 

Morreu nesta quinta-feira, 17, o cantor e sanfoneiro arapiraquense Afrísio Acácio, aos 71 anos, devido a complicações da covid-19. Afrísio estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Universitário (HU), localizado na parte alta de Maceió.

Conforme amigos e familiares, o sanfoneiro já tinha vencido a covid-19, após passar dias internado no Hospital de Emergência do Agreste, mas posteriormente, no dia 20 de maio apresentou sequelas com alguns problemas de saúde, entre eles uma úlcera, icterícia e alterações no fígado e precisou ser levado para Maceió.

O artista foi levado para a UTI no último dia 30 de maio e faleceu na unidade médica nesta quinta-feira, 17.

A morte de Afrísio Acácio representa uma perda enorme para a cultura alagoana, sobretudo de Arapiraca. Era seguidor de Nouzinho do Xaxado, que marcou époco na década de 1970, em Delmiro Gouveira e alto sertão de Alagoas, onde participou de LP com o famoso sanfoneiro. Outro nome que tinha laços culturais com Afrísio era Josa, Vaqueiro do Sertão, que nos deixou em 2020, e cantava versos de vaquejada e seu aboio dolente não tinha quem fizesse igual. Era um poeta nato que sempre nos recebia com uma quadra ou sextilha, sempre aparecia em Viçosa, para convesar com o poeta Apolônio Belo e tocar com o sanfoneiro Dirceu.

O “Poeta-Vaqueiro” Afrísio Acácio, natural de Campo Grande/AL, é considerado um dos maiores acordeonistas do Nordeste. Atualmente reside em Arapiraca/AL e vem dando uma grande contribuição, através de seus projetos, para a cultura local e regional.Seja cantando ou apresentado o seu programa “Manhãs Nordestinas”, na Rádio Pajuçara FM 101.9, Arapiraca. Afrísio proporcionou a todos nós a oportunidade de ter um contato direto com as nossas raízes. A “Cultura na Praça”, onde a terceira idade da cidade e do Agreste,  tinham espaço para dançar e brincar todas segunda-feira, das 08 às 12h, com a participação dos principais sanfoneiros da região.

Afrísio transmitiu a sua vocação de artista para o seu filho, Arlyson Acácio, e para sua esposa, D. Alcina Barbosa Acácio: ambos também cantam.

Afrisio Acácio, será sepultado no Cemitério Pré Vida, em Arapiraca, com a presença dos familiares, amigos e seguidores da cultura popular.

Fonte: www.jaenoticia.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário