domingo, 22 de outubro de 2017

CINEMA PARADISO E A BELEZA DA SÉTIMA ARTE, DO BEIJO E DA AMIZADE


Alfredo e Totó, o operador do cinema e o aprendiz
Um filme encantador, de Giuseppe Tornatore, que conta não só um pouco da história de amizade entre um garoto curioso e esperto e um projecionista com mais de 40 anos, mas da beleza e encanto do cinema. O filme é uma obra prima de 1988 e colecionou vários prêmios, dentre eles o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1990; o Globo de ouro e o Festival de Cannes.

Em Giancaldo, pequena cidade da Sicília, antes da chegada da televisão, Totó (Salvatore Cascio) se encanta pelo cinema local - o "Cinema Paradiso" e ali inicia uma divertida e bela amizade com Alfredo (Philippe Noiret), único projecionista do cinema. Curioso, Totó adora observar o trabalho do projecionista e desde então não esconde interesse em aprender todo o processo da projeção. Mesmo cansado da teimosia e persistência do menino, Alfredo, enfim, explica seu trabalho na prática, mas deseja e aconselha que o garoto busque uma profissão melhor.
Alfredo o operador cego e Totó, novo operador
Já adolescente, Totó (Marco Leonardi), un bel ragazzo, vive o seu primeiro (e único) amor, com a linda Elena. O namoro não prossegue, mas Totó não a esquece e, já adulto e maduro (Jacques Perrin),passa a ter apenas mulheres em sua vida, mas não um amor como o de Elena.

Cinema Paradiso é um beijo no coração dos apaixonados por cinema, é a "sensação de paraíso" que a sétima arte nos proporciona por alguns instantes. E ainda tem a canção maravilhosa do grande maestro e compositor italiano Ennio Morricone, que fica levemente presa na memória, por longos dias depois de ver o filme.pelo Padre da Igreja onde ele foi Coroinha). É o presente de Alfredo para o seu amigo

Acrescentando o texto: Era um época maravilhosa onde o cinema era tratado como divertimento e reunião entre a comunidade em todo interior do Brasil. A exemplo do filme:  em Anadia – Alagoas, confirmando o conteúdo do filme, a maioria das pessoa levavam cadeira para assistir ao filme.O filme mexicano Direito de Nascer, produzido pela Pel-Mex, com Pedro Armendariz, foi um sucesso estrondoso, e alguma pessoas assistiam sessões consecutivas. 

Os filmes de Faroeste, Piratas, Comédias com Oscarito e Grande Otelo e Seriados eram aceitos e serviam de comentários durante uma semana. Cinema Paradiso, retrata tudo que aconteceu com muita fidelidade.



Enfim, graças o cineasta italiano Giuseppe Tornatore  que teve a capacidade e sensibilidade  de nos proporcionar momento de encanto e beleza. Giuseppe, merece uma estátua e reconhecimento por todos aqueles que amam o cinema. Hoje, agregaram as sessões de cinema com pipoca e Coca Cola, filmes violentos, tornando o ambiente poluido e insuportável. Tempos modernos !

Fonte: www.lounge.obviousmag.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário